quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Trilho Itinerante da Cidade do Porto


Da Serra do Pilar à Ribeira do Porto.
Ao 23º dia do mês de Janeiro e do ano de 2010 - sábado - iniciámos uma actividade pedestrianista a começar na Serra do Pilar, em Gaia, e a terminar junto do rio Douro - na Ribeira do Porto.
Trilho 100% urbano, paisagístico e histórico, com uma extensão de cerca de 13 km para uma duração de 4 horas.
12 caminheiros a calcorrearem as ruas, praças, jardins da cidade e a ligarem monumentos ou instituições de relevo uns atrás dos outros para uma outra apreciação e aprendizagem: - Real Colégio dos Órfãos no Seminário do Porto; Jardim de S. Lázaro (o mais antigo da cidade); Praca da Batalha, onde no século X foi palco de uma sangrenta batalha entre os sarracenos de Almançor e os habitantes do Porto. Continuamos para a Sé do Porto, catedral situada no centro histórico da cidade. Descendo para a estação ferroviária de S. Bento, onde outrora, no mesmo sítio existiu o Convento de S. Bento de Avé-Maria. Agora subindo "os Clérigos", não resistimos a entrar na livraria Lello, descrita como a mais bonita livraria do mundo. E agora, pausa para café no "Âncora Douro", ou, carinhosamente apelidado de "Café Piolho". Café mítico da cidade com 100 anos de existência. Com um pulo alcançamos a Torre dos Clérigos, com os seus 6 andares e 75 metros de altura. Quase contígua à Torre fica a Antiga Cadeia do Porto, criada em 27 de Julho de 1582. Mudamos de direcção e fotografamos o Palácio das Carrancas, construido em 1795 e que serviu de residência oficial do general Soult, em 1809, em plenas Invasões Francesas. Apressamos um pouco o andamento e relaxamos no romantismo dos Jardins do Palácio de Cristal. Em vinte minutos atingimos a maior praça da cidade do Porto, chamada de Mouzinho de Albuquerque ou simplesmente de Rotunda da Boavista. Uma vez ali na Rotunda, seria de pouco bom senso não enaltecer as linhas arquitectónicas do novo ex-libris da cidade - a Casa da Música. Agora na recta final, e a descer, só descansamos junto às águas não muito límpidas do rio que separa as cidades de Vila Nova de Gaia e do Porto.
Assim se preencheram horas com uma actividade primária de exercício físico com convívio salutar, alguma brincadeira com cultura da cidade, e muita conversa afiada para distrair o psicológico do cansaço físico.
Gostei.
A repetir.

1 comentário:

Fazer Amigos a Correr disse...

Biba o Puorto!
A Cidade Invicta é mesmo linda e tem muito que ver.
Parabéns pelo passeio.
Abraço
Paulo Rodrigues