sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

PR7 - Nas Escarpas da Mizarela

A abrir este 2009 da melhor forma, não há nada melhor do que esticar as pernas marchando num local muito aprazível como a Freita.
Desta feita, o percurso nomeado para iniciar o ano foi o PR7 - Nas Escarpas da Mizarela.

A Frecha da Mizarela é uma queda de água do Rio Caima com mais de sessenta metros de altura, em pleno rochedo granítico do planalto da Serra da Freita, a uma altura de cerca de 900 metros, próxima da povoação de Albergaria da Serra, concelho de Arouca, inserida numa paisagem montanhosa de muita beleza.

O PR7 inicia-se no Parque de Campismo do Merujal e, depois de se aproximar ao Miradouro no topo da Fraga onde se precipitam as águas do Rio Caima, começa-se a acentuada descida por escarpas, sempre na margem direita deste rio até atingirmos a aldeia de Ribeira.

Uma vez chegados à Ribeira, depára-se-nos uma ponte nova mas frágil com a indicação: "3 pessoas de cada vez". Passa-se para a outra margem e, agora, é subir o desnível que descemos também por trilhos de dificuldade média/alta.


Este itinerário é um percurso de pequena rota marcado nos dois sentidos, segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Distância a percorrer: 8 km
Duração do percurso: 3h30
Desniveis: descidas e subidas de forte inclinação.
Desnivel acumulado: 680 m


2 comentários:

Unknown disse...

obrigado por seguir meu blog!
beijão

pin gente disse...

ora, ora... é sempre bom encntarar-me com alguém com afinidades. não corro, mas pedalo. as caminhadas serra acima são mais para o verão, mas por falta de tempo.
publiquei hoje umas fotos que tirei na última caminhada (8 horas, incluindo as muitas paragens...eheheh)
o teu passeio deve ter sido muito agradável.
abraço
luísa