sábado, 27 de junho de 2009

VALE A PENA SER UM ATLETA DE FIM DE SEMANA?

Muitas pessoas que alegam não ter tempo de fazer exercícios durante a semana deixam os finais de semana para praticá-los. Mas, nós sabemos que para melhorar o condicionamento físico de forma segura e eficiente é importante fazer exercícios regularmente.

Se você quiser fazer caminhadas, alongamentos e actividades leves nos finais de semana, para sentir bem-estar, tudo bem. Agora, fazer exercícios de alta intensidade e sobrecarga apenas duas vezes por semana pode representar futuras lesões, além de não melhorar em nada o seu condicionamento físico.

Correm riscos de lesão tanto os desportistas de fim de semana como os atletas com excesso de treino. Entre estes, estão as pessoas consideradas activas fisicamente, que adquirem os benefícios da actividade física com menor probabilidade de lesão.

Assim, a prática esporádica de desportos pode ser tão prejudicial à saúde quanto a vida sedentária. Por isso, aí vai um alerta para os atletas de fim de semana: fazer exercícios físicos extenuantes apenas de vez em quando é errado.

Na medida certa, a actividade física reduz o risco de morte por doenças cardíacas, hipertensão e diabetes. Ajuda no controle de peso e promove o bem-estar. Em contrapartida, o excesso de actividade física pode provocar problemas hormonais e lesões.

Entre as lesões estão:

Luxação: é a separação ou deslocamento das partes ósseas numa superfície articular ou perda completa da superfície de contato entre os ossos de uma articulação. O ombro é o campeão das luxações.

Tendinite: resposta inflamatória a um micro-trauma de um tendão. Esse mal é mais comum em atletas que fazem esforço físico repetitivo, como os tenistas, que apresentam inflamação do tendão do antebraço. Mas, os atletas esporádicos também apresentam tendinites.

Contusão: é uma escoriação, geralmente decorre de pancadas e batidas. Quanto menos resistentes forem os músculos, maior é a contusão.

Entorse: lesão articular que ocorre quando o movimento numa articulação excede a amplitude normal do movimento, ocorrendo um deslocamento súbito da articulação. O mais comum é a entorse no tornozelo e no joelho.

Distensão muscular: nome comum para uma ruptura de fibras musculares ou do tecido fibroso do músculo, geralmente causado por um esforço muito grande ou por stress muscular. Também chamado de estiramento muscular.

Ruptura de tendão ou ligamento: o joelho é o campeão deste tipo de lesão. Músculos fortes protegem mais os ossos, ligamentos e tendões.

Fractura: os ossos de pessoas sadias se tornam mais densos e fortes quando submetidos à pressão constante, por isso, pessoas activas que fazem exercícios com regularidade, têm menos probabilidade de fracturas. Tanto os atletas de fim de semana, como os atletas profissionais, podem apresentar fracturas por stress.

A dose ideal de actividade física é individual e delimitada pelo prazer e pela dor. Devem ser levados em conta a idade, motivação, aptidão e o biotipo. Sempre com base numa avaliação física detalhada.

SERÁ QUE VALE A PENA?



1 comentário:

Carlos Lopes disse...

Parabéns pelo Post, magnifico